quarta-feira, outubro 9

Identifique suas Qualidades Profissionais

Por Jose Roberto Marques - IBC
A insatisfação no trabalho é um mal comum durante o passar das décadas. Várias pessoas se encontram presas em um trabalho em que não podem evoluir e até mesmo não querem evoluir, por simplesmente não gostarem do que estão fazendo.
Isso traz infelicidade, estresse, mau humor, entre outras consequências muito desagradáveis. E aqui jaz a pergunta que pode ser respondida facilmente com apenas uma olhada rápida sobre a situação: então porque continuam trabalhando em algo que não gostam?
As desculpas são muitas. Uns vão dizer que é por necessidade, por não haver a oportunidade de outro emprego ou apenas por falta de autoconhecimento.

Autoconhecimento

O autoconhecimento é uma ferramenta imprescindível em todas as áreas da vida, pois ajuda a definir qual será o seu objetivo em cada ato que realiza. Na área profissional isso se destaca mais ainda, pois sem o autoconhecimento, a pessoa estará fadada a fazer aquilo que ela não sabe se quer realmente fazer.
Saber a direção que você irá tomar na sua carreira profissional pode ser um motivador, uma mola propulsora para o seu sucesso. Isso está diretamente ligado com a motivação, pois a partir do momento em que você sabe o que quer fazer, o que sabe fazer e o caminho necessário a ser percorrido, cria-se um objetivo, um dos melhores motivadores que existem.
E como se dá o processo de autoconhecimento? É uma pergunta que muitos não sabem responder e o pior, nem se preocupam em fazê-lo. A falta de interesse em si mesmo é tão comum quanto impressionante. E isso faz com que muitos percam a oportunidade de identificar aquilo que gostam, aquilo que eles sabem fazer de melhor e aquilo que faz com que se sintam melhor.

A importância de identificar suas qualidades

Identificar aquilo que você sabe fazer de melhor e ver se é compatível com o que se quer fazer pode ser muito gratificante. Se não for, pelo menos você já saberá o próximo passo, que é o de se qualificar naquilo que gosta.
É importante você saber quais são as suas qualidades e inclusive as suas fraquezas, pois você pode trabalhar em cima desses dados para assim obter um melhor resultado nas suas ações profissionais. Criar métodos e hábitos que procurem se esquivar ou usar suas fraquezas de um modo produtivo, ou então, investir nas atividades que extraem de você aquilo que de melhor você sabe fazer.

Como identificar

É simples. Gastando tempo consigo mesmo. Realizar atividades que forçam você a pensar, procurar conhecer mais áreas e obter mais informações, se submeter a experiências novas e quando você vir algo que parece lhe agradar, começar a focar nesta atividade.
O ponto é autoanalisar-se, olhando para dentro de si, procurando saber o porquê de você ter sentido aquilo quando realizou tal atividade. Prestar mais atenção e dedicar-se mais a si mesmo.

Conserve a autoestima

Todos nós fazemos algo de bom e temos uma tarefa na qual nos destacamos das demais, não há exceção. E se você ainda não conseguiu descobrir o que te faz feliz ou realizado, não se preocupe, pois isto é mais comum do que se pensa.
O segredo é não se abater e não se obcecar, pois tomando esta atitude, tudo ficará mais difícil. É algo que está dentro de você e o mundo e tudo o que ele tem a oferecer é de uma grandiosidade tão absurda que chega a impressionar.
Identificar suas qualidades profissionais é uma questão de esforço e reflexão. É preciso trabalhar seus pontos fracos, e evidenciar seus pontos fortes. Assim, superar qualquer barreira, será uma questão de escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário