sábado, setembro 29

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

No mês de Outubro, a CIPA estará realizando a 1° Campanha de Doação de Sangue: "A solidariedade está no sangue dos funcionários da CIDUSA". Durante o mês, os funcionários interessados em realizar a doação, poderão entrar em contato com os membros da CIPA para agendar seu horário junto ao Hemocentro de Cruz Alta.

Participe você também! Doe sangue, salve vidas!!



O processo de doação de sangue

- O sangue, ou seu componente, transfundido num paciente, deve ser coletado de indivíduos saudáveis, preparado e estocado de forma adequada.
- O processo para doação de sangue inicia-se com o cadastro dos dados de identificação do doador e a apresentação de um documento de identidade com fotografia.
- Após o almoço pede-se um intervalo de 3 horas para iniciar a doação.
- A seguir, o doador é submetido a uma entrevista, na qual seu histórico médico, seus hábitos e suas condições de saúde são verificados e anotados num questionário, com o objetivo de certificar-se de que a doação não será prejudicial ao doador e nem ao receptor. A entrevista é realizada individualmente, por profissional capacitado, não sendo permitida a presença de acompanhantes.
- Obs.: os critérios utilizados para seleção do doador são determinados pela legislação nacional (Portaria 1353 do Ministério da Saúde) e por órgãos internacionais (Associação Americana de Bancos de Sangue).
- Ao término da entrevista, verificam-se a pressão arterial, a pulsação e a temperatura. Além disso, uma pequena punção digital (que é um pequeno furo na ponta do dedo) é feita a fim de obter uma gotícula de sangue para determinação rápida da hemoglobina (teste de anemia).
- A coleta é realizada numa cadeira na posição semi-sentada. Uma veia de um dos braços é puncionada e um volume de 400ml a 450ml é coletado numa bolsa plástica, que contém solução anticoagulante e preservante. Cerca de 40ml de sangue são coletados para execução dos testes laboratoriais para doenças infecciosas transmissíveis por transfusão e tipagem sanguínea.
- Finalizada a coleta, o doador é encaminhado à sala do lanche para alimentar-se e ingerir líquido. O tempo de permanência total no banco de sangue é de, em média, 40 minutos.



Importante

- A doação é um procedimento totalmente seguro.
- O volume coletado é de aproximadamente 450 ml (padrão internacional), o que representa menos de 13% do total de sangue do corpo de um adulto.
- O doador não se expõe a nenhum risco de contaminação.
- A doação de sangue não engorda e nem emagrece, não afina e nem engrossa o sangue.
- Não é necessário jejum, porém após o almoço pede-se um intervalo de 3 horas para iniciar a doação.



Doar sangue é um ato humanitário que enobrece e traz uma satisfação interior muito grande. Afinal, por meio desse ato, você ajuda a salvar vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário