segunda-feira, julho 23

II SIPAT - 16 à 21 de Julho

Do dia 16 a 21 de Julho ocorreu a II Semana Interna de Prevenção de Acidentes - SIPAT "Cultivando a Prevenção" , organizada pela CIPA da CIDUSA. Durante a semana várias palestras foram apresentadas aos funcionários que foram divididos por setores.

O Seminário tem por objetivo o desenvolvimento e a conscientização da importância de se eliminar os acidentes do trabalho, criando uma visão vigilante nos colaboradores, para que os mesmos possam atuar de forma interativa, reconhecendo e corrigindo condições e práticas inseguras.
A primeira palestra, no dia 16 às 14h, foi ministrada pelo Publicitário Vinicius Campos que teve como tema "Projeto Profissão Catador e sua relação com as empresas e a comunidade". Vinicius ressaltou a importância do projeto Profissão Catador, que contribui com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da criação de associações para a coleta, separação, armazenamento e comercialização de materiais recicláveis.

Palestrante Vinicius Campos

Colaboradores da Saúde, SMDS, casa de cultura, prefeitura, 
Ginásio e Administrativo.


Entrega do Certificado e Lembrança da CIDUSA


No dia 17 às 9h, a palestra sobre "A Vivência do stress relacionado ao trabalho", foi ministrada pela psicóloga Márcia Calçada.  "O stress no Trabalho é um problema de Saúde Pública. O esgotamento profissional é um processo gradual que não ocorre da noite para o dia. Por isso, os primeiros sinais de stress, por mais simples que sejam, devem ser observados com atenção, buscando medidas para reuzir este stress inicial e evitar que ele se intensifique", afirma.

Palestrante Márcia Calçada

Colaboradores das E.M.E.F e Administrativo.


CIPA - Entrega do Certificado e Lembrança da CIDUSA

Na quarta, dia 18 às 14h, foi a vez do Secretário Municipal do Departamento de Trânsito Mário Sérgio, que falou dos "Perigos do Trabalho no Trânsito".

Palestrante Mário Sérgio

Colaboradores da Externa


CIPA - Entrega do Certificado e Lembrança da CIDUSA

No dia 19 às 9h, a Palestrante foi a Fisioterapeuta Débora Cristiane Braz Trindade que apresentou a palestra "Doenças relacionada ao trabalho - LER/DOT: Prevenção é a solução". Débora demonstrou as causas e diferenças entre Lesão por esforço Repetitivo (LER) e Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho (DORT), seus sintomas, diagnóstico e tratamento, ressaltanto que a prevenção é a solução.

Palestrante Débora Trindade

Colaboradores da Fábrica, Obras, Calçamento e Administrativo

Débora ensinou alguns alongamentos para os colaboradores


Palestrante e Colaboradores

No dia 20, sexta-feira a enfermeira do SAE Angela Garlet ministrou a palestra sobre "Doenças Sexualmente Transmissíveis". Angela explicou as causas, diferenças, sintomas e tratamentos para estas doenças. Neste dia, as colaboradoras tiveram a oportunidade de realizar a coleta de sangue para exames de HIV.

Palestrante Angela Garlet

Colaboradores da E.M.E.I

Coletas

CIPA - Entrega do Certificado e Lembrança da CIDUSA

Para encerrar a semana de atividades da SIPAT, foi realizada dia 21 às 9h, a palestra de "Primeiros socorros" ministrada pelo Bombeiro Alberto Porto Martins. Alberto demonstrou alguns acidentes que podem ocorrer no dia-a-dia do Trabalhador e como proceder em cada situação.
Para iniciar a palestra, os funcionários foram divididos em grupos, cada um com seu líder e foi simulado um acidente, onde cada grupo teve que socorrer seus líderes.

Grupo 1

Grupo 2

Acidente

Socorristas

Após a simulação, Alberto corrigiu todos os erros ocorridos na tentativa de socorrer os acidentados.

Atendendo o acidentado

Ligando para ambulância

Como conter sangramento nasal

Como proceder em engasgamentos

Desmaios

Como retirar o capacete

Como mobilizar

CIPA - Entrega do Certificado e Lembrança da CIDUSA


Neste dia, além do coffee break fora sorteados diversos brindes, doados por várias empresas de Cruz Alta.




Organizadores da CIPA também foram homenageados com a entrega de certificados.



A CIDUSA agradece a CIPA pela organização, a todos colaboradores pela participação e a todos os palestrantes por terem aceito nosso convite. Agradecemos também todos os patrocinadores pelo apoio para realização deste evento. Muito Obrigada!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário